sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Há 30 anos, Dupla treinava para o Gre-Nal de 20 de setembro


Gremista, presidente da República havia confirmado presença no clássico

Um clássico Gre-Nal agitava o Gauchão de 1979 há 30 anos atrás. Inter e Grêmio se enfrentariam no Estádio Olímpico pelo Gauchão, no dia 20 de setembro. Até mesmo o presidente da República, o gremista João Figueiredo, havia confirmado presença no clássico marcado para o aniversário da Revolução Farroupilha. As informações são da coluna Há 30 anos em ZH.


No Grêmio, o foco era total para a partida. No dia 17 de setembro de 1979, acabava a folga de oito dias para os titulares. Supervisionado pelo técnico Orlando Fantoni (D), o preparador físico Ithon Fritzen (E) começava a comandar o time. É que Fritzen seria o comandante tricolor após o clássico, durante a licença do treinador.


– Será uma partida diferente, em um dia especial, e até o presidente da República estará no Olímpico – disse o técnico Fantoni, ao justificar a escalação da equipe titular.

Já o Inter realizava no dia 17 várias mudanças na comissão técnica. Primeiro, o clube assinou contrato com o preparador físico Gilberto Tim (D). No início da noite, o clube anunciou a demissão do técnico Zé Duarte. Em seu lugar, entrava Ênio Andrade (E), que já fora contratado para substituir Duarte e tinha estreia prevista para depois do Gre-Nal.


Além disso, o clube anunciava a volta de Cláudio Duarte, que havia treinado o Inter antes de Zé Duarte, e agora assumia o cargo de supervisor da equipe. Com esta comissão técnica, o Inter conquistaria o tricampeonato brasileiro invicto.

O Gre-Nal de 20 de setembro de 1979 terminou em 1 a 1. Leandro abriu o placar para o Grêmio e Jair, o Príncipe Jajá, empatou com um gol de bicicleta. Mas o grande personagem do confronto foi Jurandir, o gremista que marcou o craque Falcão.

Fonte: ZERO HORA

Ficha da Partida:
20/09/1979
Grêmio 1x1 Inter - GRENAL #250
Estádio Olímpico (Porto Alegre-RS).
Renda: Cr$ 1.539.850,00
Juiz: Aírton Domingos Bernardoni, com Jorge Silva e João da Silva Mendes (trio gaúcho).
Grêmio: Manga; Vilson, Vantuir, Anchetta e Dirceu; Vitor Hugo, Leandro (Iúra) e Jurandir; Tarciso, Baltazar e Éder.
Inter: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Jair e Falcão; Chico Spina, Washington (Mário) e Mário Sérgio.
Gols: Leandro 4/2 e Jair 34/2.
Expulsões: Jurandir 43/2 e Mário Sérgio 43/2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário